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Última modificação 01/01/1970 a hs 01h00
NOVAS PERSPECTIVAS PARA A PESQUISA MUSICOLÓGICA NO BRASIL

Paulo Castagna
(Professor e Pesquisador do Instituto de Artes da UNESP e coordenador musicológico do projeto Acervo da Música Brasileira)

Um dos mais importantes acervos brasileiros de manuscritos musicais, o Museu da Música de Mariana (MG) foi fundado em 1973 pelo então Arcebispo D. Oscar de Oliveira, para preservar documentação musical impressa e manuscrita dos séculos XVIII a XX, originárias da própria cidade e de cerca de 30 outras localidades mineiras. Essa documentação, desde o início de 2001, é o alvo principal do projeto "Acervo da Música Brasileira / Restauração e Difusão de Partituras", uma das mais importantes iniciativas na área de musicologia histórica no Brasil, do qual participam pesquisadores do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. O projeto, da Fundação Cultural e Educacional da Arquidiocese de Mariana (MG), está sendo patrocinado pela Petrobras e administrado pelo Santa Rosa Bureau Cultural (Belo Horizonte - MG).

O Museu da Música de Mariana preserva uma quantidade muito grande de composições brasileiras dos séculos XVIII e XIX em manuscritos de época, a maioria delas até hoje nunca gravada ou editada. Ao acreditar em seu potencial, a Petrobras presta um serviço inestimável ao patrimônio musical brasileiro, tornando-se referência para projetos culturais na área de musicologia histórica. Aliás, é interessante saber que países latino-americanos como México, Argentina, Bolívia e Chile, entre outros, já possuíam muitas iniciativas ligadas à preservação e difusão do patrimônio musical. O projeto desenvolvido em Mariana dará ao Brasil maior presença nesse circuito e favorecerá um maior intercâmbio entre pesquisadores desses países.

Entre os objetivos deste projeto estão a edição, gravação e apresentação pública de obras até então nunca gravadas, a partir dos manuscritos do Museu da Música de Mariana, com a produção de três volumes de CDs e três volumes de partituras por ano, durante três anos (2001 a 2003). Com isso, está sendo levada a público uma grande quantidade de composições brasileiras dos séculos XVIII e XIX, cuja circulação há muito vinha sendo reclamada no meio musical, tanto no Brasil quanto no exterior.

A equipe responsável por essa tarefa é constituída por Paulo Castagna (coordenador musicológico), Carlos Alberto Figueiredo (coordenador da área de edição), Marcelo Campos Hazan (coordenador da revisão), Fernando Pereira Binder (editor), André Guerra Cotta (coordenador da área de reorganização e catalogação), Aluízio José Viegas (colaborador na área de reorganização e catalogação e assessoria litúrgica), Maria Teresa Gonçalves Pereira, Maria José Ferro de Souza, Vladmir Agostini Cerqueira e Francisco de Assis Gonzaga da Silva (pesquisadores da área de reorganização e catalogação).

Considerando-se apenas o fator quantitativo, a série de CDs e partituras produzidas até o final deste projeto já será a maior série comercial de música religiosa brasileira dos séculos XVIII e XIX até agora lançada. Mas o maior destaque deste projeto, entretanto, nem é propriamente o volume de material divulgado, porém a metodologia científica que está norteando a seleção, edição e gravação das obras.

Além de serem escassos os projetos ligados à musicologia histórica, no Brasil, o trabalho desenvolvido em Mariana apresenta uma série de novidades na área. O enfoque adotado rompe com a antiga tendência de abordagem exclusiva do Período Colonial, uma vez que estão sendo editadas e gravadas obras dos séculos XVIII e XIX. Muitos dos compositores que figuram nas gravações estão sendo apresentados pela primeira vez ao grande público. Também estão sendo editadas várias composições de autores não identificados, o que raramente era feito no país, apesar de a maioria das obras representadas nos acervos brasileiros de manuscritos musicais não possuir indicação de autoria.

As partituras estão sendo produzidas com base na experiência editorial internacional, mas adaptada às necessidades e circunstâncias brasileiras, representando um salto qualitativo de grandes proporções, em relação aos procedimentos editoriais anteriormente utilizados para esse tipo de repertório. Em 2001 foram lançados três volumes com um total de 13 composições e em dezembro de 2002 sairão mais três volumes com outras 17 obras, várias delas surpreendentes, pelo interesse histórico e musical.
Além da edição, execução e gravação das obras, faz parte deste projeto a reorganização e catalogação dos impressos e manuscritos de música religiosa lá existentes. Esse trabalho é hoje fundamental, pois a organização do Museu da Música de Mariana realizada de forma pioneira por José de Almeida Penalva entre 1971-1972 e por Maria da Conceição de Rezende entre 1973-1984, embora extremamente importante, já não atende às atuais necessidades de consulta, ao mesmo tempo em que o fichário e o catálogo lá disponíveis referem-se a não mais que 55% do acervo de impressos e manuscritos musicais avulsos de música religiosa.

Por essa razão, além de preservar totalmente o trabalho de José Penalva e Conceição Rezende, a seção de música religiosa do Museu da Música está sendo reorganizada e submetida a uma nova e rigorosa catalogação, baseada nas normas do ISAD(G) - International Standard for Archival Description (general) e do RISM - Répertoire International des Sources Musicales, este último um projeto de âmbito internacional que completou cinqüenta anos de existência em 2002 e que está sendo utilizado pela primeira vez no Brasil para esse tipo de repertório. Além disso, estão sendo empregados, nesse trabalho, recursos de informática, além de ferramentas de organização e descrição recentemente desenvolvidas em São Paulo e Minas Gerais, que darão uma amplitude bem maior ao novo catálogo do acervo, que estará à disposição dos consulentes a partir de 2004.

A reorganização e catalogação do Museu da Música de Mariana possui dois importantes significados na área de musicologia histórica, no Brasil: a disponibilização ao público, de forma ampla, precisa e democrática, de uma grande quantidade de informações sobre o conteúdo do Museu da Música, e o estabelecimento de um modelo de organização e catalogação, que pode se tornar referência latino-americana na área de acervos de manuscritos musicais, especialmente de música religiosa.

Está planejada, também, uma interrelação dos manuscritos do Museu da Música, com manuscritos de outros acervos brasileiros, com uma sistemática e precisão nunca antes realizada, o que permitirá saber em quais acervos e sob quais códigos existem obras idênticas e/ou complementares àquelas arquivadas em Mariana. A partir disso, não somente será possível ao consulente conhecer, de antemão, quais outras fontes existem da obra que estará consultando, como o catálogo do Museu da Música representará o maior acervo brasileiro de informações referentes à interrelação entre obras musicais manuscritas dos séculos XVIII e XIX.

Tal catalogação, além de redimensionar a importância do acervo, representa um novo passo na musicologia histórica brasileira, pela sua amplitude, pelo grau de precisão que está sendo adotado e pela utilização de normas internacionais. Também é importante destacar que, mesmo em meio a esse trabalho, os consulentes continuam tendo acesso ao Museu da Música, já que todo o trabalho está sendo desenvolvido com a finalidade de difundir o conteúdo do acervo e contribuir para a pesquisa e execução da música nele preservada.

Assim, este projeto tende a se tornar um modelo na área, não só para realizações como esta, mas também para as tarefas que reflitam aspectos particulares nele adotados, principalmente a organização de acervos, a catalogação de manuscritos musicais, a edição de música religiosa dos séculos XVIII e XIX e a utilização de critérios metodológicos modernos e internacionais.

O projeto inclui a manutenção da página www.mmmariana.com.br, na qual estão gratuitamente disponibilizados aos internautas as partituras editadas (em formato PDF), fac-símiles dos manuscritos utilizados para as edições (em formato JPEG), arquivos de áudio de algumas das obras gravadas, muitas informações, documentos, textos e fotografias. Nesta página, que já está sendo considerada uma das mais importantes do gênero na América Latina, também existem informações sobre o andamento do projeto, endereços para contato com os membros da equipe e um formulário para a aquisição dos CDs e das partituras impressas.


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©1997-2003 Alberto Paulin
Traduction française: ©1997-2003 Manuel Paulin, Alberto Paulin
Tradução portuguesa ©2000-2003 Paulo Castagna - Lucia Maria Silva
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