NOVAS PERSPECTIVAS
PARA A PESQUISA MUSICOLÓGICA NO BRASIL
Paulo Castagna
(Professor e Pesquisador do Instituto de Artes da UNESP e coordenador
musicológico do projeto Acervo da Música Brasileira)
Um dos mais importantes acervos brasileiros de
manuscritos musicais, o Museu da Música de Mariana (MG) foi
fundado em 1973 pelo então Arcebispo D. Oscar de Oliveira,
para preservar documentação musical impressa e manuscrita
dos séculos XVIII a XX, originárias da própria
cidade e de cerca de 30 outras localidades mineiras. Essa documentação,
desde o início de 2001, é o alvo principal do projeto
"Acervo da Música Brasileira / Restauração
e Difusão de Partituras", uma das mais importantes iniciativas
na área de musicologia histórica no Brasil, do qual
participam pesquisadores do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São
Paulo. O projeto, da Fundação Cultural e Educacional
da Arquidiocese de Mariana (MG), está sendo patrocinado pela
Petrobras e administrado pelo Santa Rosa Bureau Cultural (Belo Horizonte
- MG).
O Museu da Música de Mariana preserva uma
quantidade muito grande de composições brasileiras
dos séculos XVIII e XIX em manuscritos de época, a
maioria delas até hoje nunca gravada ou editada. Ao acreditar
em seu potencial, a Petrobras presta um serviço inestimável
ao patrimônio musical brasileiro, tornando-se referência
para projetos culturais na área de musicologia histórica.
Aliás, é interessante saber que países latino-americanos
como México, Argentina, Bolívia e Chile, entre outros,
já possuíam muitas iniciativas ligadas à preservação
e difusão do patrimônio musical. O projeto desenvolvido
em Mariana dará ao Brasil maior presença nesse circuito
e favorecerá um maior intercâmbio entre pesquisadores
desses países.
Entre os objetivos deste projeto estão a
edição, gravação e apresentação
pública de obras até então nunca gravadas,
a partir dos manuscritos do Museu da Música de Mariana, com
a produção de três volumes de CDs e três
volumes de partituras por ano, durante três anos (2001 a 2003).
Com isso, está sendo levada a público uma grande quantidade
de composições brasileiras dos séculos XVIII
e XIX, cuja circulação há muito vinha sendo
reclamada no meio musical, tanto no Brasil quanto no exterior.
A equipe responsável por essa tarefa é
constituída por Paulo Castagna (coordenador musicológico),
Carlos Alberto Figueiredo (coordenador da área de edição),
Marcelo Campos Hazan (coordenador da revisão), Fernando Pereira
Binder (editor), André Guerra Cotta (coordenador da área
de reorganização e catalogação), Aluízio
José Viegas (colaborador na área de reorganização
e catalogação e assessoria litúrgica), Maria
Teresa Gonçalves Pereira, Maria José Ferro de Souza,
Vladmir Agostini Cerqueira e Francisco de Assis Gonzaga da Silva
(pesquisadores da área de reorganização e catalogação).
Considerando-se apenas o fator quantitativo, a série
de CDs e partituras produzidas até o final deste projeto
já será a maior série comercial de música
religiosa brasileira dos séculos XVIII e XIX até agora
lançada. Mas o maior destaque deste projeto, entretanto,
nem é propriamente o volume de material divulgado, porém
a metodologia científica que está norteando a seleção,
edição e gravação das obras.
Além de serem escassos os projetos ligados
à musicologia histórica, no Brasil, o trabalho desenvolvido
em Mariana apresenta uma série de novidades na área.
O enfoque adotado rompe com a antiga tendência de abordagem
exclusiva do Período Colonial, uma vez que estão sendo
editadas e gravadas obras dos séculos XVIII e XIX. Muitos
dos compositores que figuram nas gravações estão
sendo apresentados pela primeira vez ao grande público. Também
estão sendo editadas várias composições
de autores não identificados, o que raramente era feito no
país, apesar de a maioria das obras representadas nos acervos
brasileiros de manuscritos musicais não possuir indicação
de autoria.
As partituras estão sendo produzidas com
base na experiência editorial internacional, mas adaptada
às necessidades e circunstâncias brasileiras, representando
um salto qualitativo de grandes proporções, em relação
aos procedimentos editoriais anteriormente utilizados para esse
tipo de repertório. Em 2001 foram lançados três
volumes com um total de 13 composições e em dezembro
de 2002 sairão mais três volumes com outras 17 obras,
várias delas surpreendentes, pelo interesse histórico
e musical.
Além da edição, execução e gravação
das obras, faz parte deste projeto a reorganização
e catalogação dos impressos e manuscritos de música
religiosa lá existentes. Esse trabalho é hoje fundamental,
pois a organização do Museu da Música de Mariana
realizada de forma pioneira por José de Almeida Penalva entre
1971-1972 e por Maria da Conceição de Rezende entre
1973-1984, embora extremamente importante, já não
atende às atuais necessidades de consulta, ao mesmo tempo
em que o fichário e o catálogo lá disponíveis
referem-se a não mais que 55% do acervo de impressos e manuscritos
musicais avulsos de música religiosa.
Por essa razão, além de preservar
totalmente o trabalho de José Penalva e Conceição
Rezende, a seção de música religiosa do Museu
da Música está sendo reorganizada e submetida a uma
nova e rigorosa catalogação, baseada nas normas do
ISAD(G) - International Standard for Archival Description (general)
e do RISM - Répertoire International des Sources Musicales,
este último um projeto de âmbito internacional que
completou cinqüenta anos de existência em 2002 e que
está sendo utilizado pela primeira vez no Brasil para esse
tipo de repertório. Além disso, estão sendo
empregados, nesse trabalho, recursos de informática, além
de ferramentas de organização e descrição
recentemente desenvolvidas em São Paulo e Minas Gerais, que
darão uma amplitude bem maior ao novo catálogo do
acervo, que estará à disposição dos
consulentes a partir de 2004.
A reorganização e catalogação
do Museu da Música de Mariana possui dois importantes significados
na área de musicologia histórica, no Brasil: a disponibilização
ao público, de forma ampla, precisa e democrática,
de uma grande quantidade de informações sobre o conteúdo
do Museu da Música, e o estabelecimento de um modelo de organização
e catalogação, que pode se tornar referência
latino-americana na área de acervos de manuscritos musicais,
especialmente de música religiosa.
Está planejada, também, uma interrelação
dos manuscritos do Museu da Música, com manuscritos de outros
acervos brasileiros, com uma sistemática e precisão
nunca antes realizada, o que permitirá saber em quais acervos
e sob quais códigos existem obras idênticas e/ou complementares
àquelas arquivadas em Mariana. A partir disso, não
somente será possível ao consulente conhecer, de antemão,
quais outras fontes existem da obra que estará consultando,
como o catálogo do Museu da Música representará
o maior acervo brasileiro de informações referentes
à interrelação entre obras musicais manuscritas
dos séculos XVIII e XIX.
Tal catalogação, além de redimensionar
a importância do acervo, representa um novo passo na musicologia
histórica brasileira, pela sua amplitude, pelo grau de precisão
que está sendo adotado e pela utilização de
normas internacionais. Também é importante destacar
que, mesmo em meio a esse trabalho, os consulentes continuam tendo
acesso ao Museu da Música, já que todo o trabalho
está sendo desenvolvido com a finalidade de difundir o conteúdo
do acervo e contribuir para a pesquisa e execução
da música nele preservada.
Assim, este projeto tende a se tornar um modelo
na área, não só para realizações
como esta, mas também para as tarefas que reflitam aspectos
particulares nele adotados, principalmente a organização
de acervos, a catalogação de manuscritos musicais,
a edição de música religiosa dos séculos
XVIII e XIX e a utilização de critérios metodológicos
modernos e internacionais.
O projeto inclui a manutenção da página
www.mmmariana.com.br,
na qual estão gratuitamente disponibilizados aos internautas
as partituras editadas (em formato PDF), fac-símiles dos
manuscritos utilizados para as edições (em formato
JPEG), arquivos de áudio de algumas das obras gravadas, muitas
informações, documentos, textos e fotografias. Nesta
página, que já está sendo considerada uma das
mais importantes do gênero na América Latina, também
existem informações sobre o andamento do projeto,
endereços para contato com os membros da equipe e um formulário
para a aquisição dos CDs e das partituras impressas.

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