indias.gif (2770 bytes)

logoami.gif (4970 bytes)

   
Última modificación el 23/12/2004 a las 22h56

Paulo  Castagna

Paulo Castagna é pesquisador da música brasileira, Professor e Pesquisador do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (São Paulo), coordenador da Equipe de Organização e Catalogação da Seção de Música do Arquivo da Cúria Metropolitana de São Paulo e diretor da revista ARTEunesp, trabalhando atualmente na pesquisa da música paulista e mineira dos séculos XVIII e XIX. Graduou-se em 1987 no Depto. de Música da Escola de Comunicações e Artes da USP e defendeu o mestrado em 1992, com a dissertação Fontes bibliográficas para a pesquisa da prática musical no Brasil nos séculos XVI e XVII, terminando, atualmente, o doutorado no Depto. de História da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Humanas da Universidade de São Paulo, com a tese O ‘estilo antigo’ na prática musical religiosa mineira e paulista dos séculos XVIII e XIX.

Foi bolsista do CNPq (mar. 1985 - fev. 1986), da FUNARTE (jun. 1988 - jan. 1989) e da FAPESP (mar. 1986 - dez. 1987 e mar. 1989 - ago. 1991), produzindo monografias e publicando cerca de 25 textos em periódicos especializados e em Anais de Encontros, Simpósios e Congressos. Idealizou e apresentou séries de programas para a Rádio Cultura FM de São Paulo entre 1993 e 1994, desenvolveu pesquisas para o Instituto de Estudos Brasileiros, que resultaram no livro Música e Jornalismo, de Mário de Andrade, (São Paulo: Hucitec e Edusp, 1993), escreveu os verbetes sobre música para o Dicionário da Colonização Portuguesa no Brasil (Lisboa: Verbo, 1994) e foi o musicólogo responsável pela série de 10 programas História da Música Brasileira (TV Cultura, São Paulo, 1999). Produziu, para a gravadora Paulus, o CD Gabriel Fernandes da Trindade: Duetos concertantes com as composições para dois violinos desse autor (c.1814), em colaboração com Anderson Rocha. Realizou acessoria musicológica e transcrições musicais para os CDs Música na Catedral de São Paulo: Arquivo da Cúria Metropolitana de São Paulo (Brasilessentia / Orquestra de Câmara da UNESP, regência de Vítor Gabriel - São Paulo: Paulus, 1999) e História da Música Brasileira, vols. I e II (Vox Brasiliensis, regência de Ricardo Kanji - São Paulo: Eldorado, 1999).

Participou dos Encontros da Associação Nacional de Pesquisa e pós-graduação em música (1994, 1997 e 1998), dos Encontros de Musicologia de Juiz de Fora (1994 e 1996), do I e II Encuentro Internacional de Especialistas en Música Renacentista y Barroca Americana, em Santa Cruz de la Sierra, Bolívia (1996 e 1998), no The Jesuits: Culture, Learning and the Arts, em Boston (1997), do IV Festival de Música Antigua “El Barroco Americano”, em Santiago do Chile (1997), tendo sido um dos organizadores, do I, II e III Simpósio Latino-Americano de Musicologia (Curitiba, 1997, 1998 e 1999).

Trabalha, atualmente, na organização do Encontro de Musicologia, que ocorrerá no Festival de Música Antiga de Sarrebourg, França (maio de 2000), do IV Simpósio Latino-Americano de Musicologia (Curitiba - PR, Brasil, janeiro de 2000) e do IV Encontro de Musicologia Histórica (Juiz de Fora - MG, Brasil, julho de 2000).

Foto Bruno Schultze
Publicada en: PORTO, Regina. Gigante (musical) pela própria natureza.
Palavra, Belo Horizonte, Rio de Janeiro,
Lisboa, ano 1, n. 11, p.59-67, março de 2000


Cerrar
Página anterior
  Untitled Document
©1997-2005 Alberto Paulin
Traducción francesa: ©1997-2005 Manuel Paulin, Alberto Paulin
Traducción portuguesa ©2000-2005 Paulo Castagna - Lucia Maria Silva
Todos los derechos reservados
Tous droits réservés
All rights reserved