Paulo
Castagna
Paulo
Castagna é pesquisador da música brasileira, Professor e Pesquisador
do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (São
Paulo), coordenador da Equipe de Organização e Catalogação
da Seção de Música do Arquivo da Cúria Metropolitana de São
Paulo e diretor da revista ARTEunesp, trabalhando atualmente
na pesquisa da música paulista e mineira dos séculos XVIII
e XIX. Graduou-se em 1987 no Depto. de Música da Escola de
Comunicações e Artes da USP e defendeu o mestrado em 1992,
com a dissertação Fontes bibliográficas para a pesquisa da
prática musical no Brasil nos séculos XVI e XVII, terminando,
atualmente, o doutorado no Depto. de História da Faculdade
de Filosofia, Ciências e Letras Humanas da Universidade de
São Paulo, com a tese O estilo antigo na prática
musical religiosa mineira e paulista dos séculos XVIII e XIX.
Foi
bolsista do CNPq (mar. 1985 - fev. 1986), da FUNARTE (jun.
1988 - jan. 1989) e da FAPESP (mar. 1986 - dez. 1987 e mar.
1989 - ago. 1991), produzindo monografias e publicando cerca
de 25 textos em periódicos especializados e em Anais de Encontros,
Simpósios e Congressos. Idealizou e apresentou séries de programas
para a Rádio Cultura FM de São Paulo entre 1993 e 1994, desenvolveu
pesquisas para o Instituto de Estudos Brasileiros, que resultaram
no livro Música e Jornalismo, de Mário de Andrade, (São Paulo:
Hucitec e Edusp, 1993), escreveu os verbetes sobre música
para o Dicionário da Colonização Portuguesa no Brasil (Lisboa:
Verbo, 1994) e foi o musicólogo responsável pela série de
10 programas História da Música Brasileira (TV Cultura, São
Paulo, 1999). Produziu, para a gravadora Paulus, o CD Gabriel
Fernandes da Trindade: Duetos concertantes com as composições
para dois violinos desse autor (c.1814), em colaboração com
Anderson Rocha. Realizou acessoria musicológica e transcrições
musicais para os CDs Música na Catedral de São Paulo: Arquivo
da Cúria Metropolitana de São Paulo (Brasilessentia / Orquestra
de Câmara da UNESP, regência de Vítor Gabriel - São Paulo:
Paulus, 1999) e História da Música Brasileira, vols. I e II
(Vox Brasiliensis, regência de Ricardo Kanji - São Paulo:
Eldorado, 1999).
Participou
dos Encontros da Associação Nacional de Pesquisa e pós-graduação
em música (1994, 1997 e 1998), dos Encontros de Musicologia
de Juiz de Fora (1994 e 1996), do I e II Encuentro Internacional
de Especialistas en Música Renacentista y Barroca Americana,
em Santa Cruz de la Sierra, Bolívia (1996 e 1998), no The
Jesuits: Culture, Learning and the Arts, em Boston (1997),
do IV Festival de Música Antigua El Barroco Americano,
em Santiago do Chile (1997), tendo sido um dos organizadores,
do I, II e III Simpósio Latino-Americano de Musicologia (Curitiba,
1997, 1998 e 1999).
Trabalha,
atualmente, na organização do Encontro de Musicologia, que
ocorrerá no Festival de Música Antiga de Sarrebourg, França
(maio de 2000), do IV Simpósio Latino-Americano de Musicologia
(Curitiba - PR, Brasil, janeiro de 2000) e do IV Encontro
de Musicologia Histórica (Juiz de Fora - MG, Brasil, julho
de 2000).
Foto
Bruno Schultze
Publicada en: PORTO, Regina. Gigante
(musical) pela própria natureza.
Palavra, Belo Horizonte, Rio de Janeiro,
Lisboa, ano 1, n. 11, p.59-67, março de 2000
|